Arte Egípcia
A arte Egípcia surgiu a mais de 3000 anos A.C., mas é entre 1560 e 1309 A.C. que a pintura Egípcia se destaca em procurar refletir os movimentos dos corpos e por apresentar preocupação com a delicadeza das formas.
O local a ser trabalhado primeiramente recebia um revestimento de gesso branco e em seguida se aplicava a tinta sobre gesso. Essa tinta era uma espécie de cola produzida com cores minerais.
Os egípcios ao esculpir e pintar tinham o propósito de relatar os acontecimentos de sua época, as histórias dos Faraós, deuses e do seu povo em menor escala, já que as pessoas não podiam ser representadas ao lado de deuses e nem dentro de templos. Provavelmente eles não tiveram a intenção de nos deixar a "arte" de seus criadores.
O tamanho das pessoas e objetos não caracterizavam necessariamente a distância um do outro e sim a importância do objeto, o poder e o nível social.
Os valores dos egípcios eram eternos e estáveis. Suas leis perduraram cerca de 6.000 anos. O Faraó representava os homens junto aos deuses e os deuses junto aos homens, assim como era responsável pelo bem-estar do povo, sendo considerado também como um próprio Deus.
ARTE GREGA
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Arquitetura Grega
Arquitetura Grega
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.
Exemplos de construções da Grécia Antiga:
- Estátua de Zeus em Olímpia
- Parneton de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria
- Parneton de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria
Pintura Grega
Este mosaico retrata o confronto entre Alexandre, o Grande e o rei persa Dario. Séc. II ou final do séc. I a.C. Famílias abastadas da florescente Pompéia traziam obras e artistas gregos para criarem uma decoração magnífica para suas residèncias.
Usa-se agora, a tessela, mármore talhado em forma cúbica de pequeníssimas dimensões.
. Detalhe Rei Dario
Alexandre, o Grande. Detalhe do mosaico “A Batalha de Isso”.
A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.
Escultura Grega
1.Harmódio (à direita) e Aristogíton (à esquerda), chamados "os tiranicidas". Famoso grupo estatuário celebrando em formas idealizadas modelos de heroísmo e virtude cívica.
2. O Discóbolo de Míron, uma das mais conhecidas obras da arte grega
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
2. O Discóbolo de Míron, uma das mais conhecidas obras da arte grega
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
Influência na arte romana
Quando dominaram a Grécia, os romanos ficaram tão admirados com a arte grega que buscaram "imitar" o estílo artístico grego. Basta observarmos os detalhes das esculturas e obras arquitetônicas romanas para percebermos as semelhanças.
ARTE ROMANA
Com forte influência dos etruscos, a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais da Grécia Antiga e chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas.
Arquitetura romana
Durante a época do auge do Império Romano, houve a construção de diversos monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos. Na arquitetura, destacam-se a construção de portais, aquedutos, prédios, monumentos e templos.
Pintura romana
A pintura mural (afrescos) recorreu ao efeito da trimensionalidade. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período. Cenas do cotidiano, figuras mitológicas e religiosas e conquistas militares foram temas das pinturas romanas.
Os gêneros artísticos mais comuns na pintura romana eram: paisagens, retratos, arquiteturas, pinturas populares e pinturas triunfais.
Os pintores romanos usavam como materias de trabalho tintas produzidas a partir de materiais da natureza como, por exemplo, metais em pó, vidros pulverizados, substâncias extraídas de moluscos, pó de madeira e seivas de árvores.
Ufa!!! Agora que você já viu tudo direitinho, copie no seu caderno as questões abaixo e faça a escolha do desenho para copiá-lo cumprindo a regra do Desenho de Observação.
ATIVIDADE - ARTE GREGA
QUESTÃO 01 – Sobre a
arte feita na Grécia antiga marque a alternativa
correta:
a- ( ) Os gregos não
produziram pinturas.
b- ( ) O
Cristianismo era muito explorado na arte grega
c- ( ) Da Vinci foi
um grande ícone da arte grega arcaica.
d- ( )
Verossimilhança era uma característica da escultura grega.
QUESTÃO 02 – Eram temas da arte grega antiga:
a- ( ) Mitologia,
Olimpíadas e Heróis.
b- ( ) Cristianismo,
Paganismo e Mitologia.
c- ( ) Guerras,
Modernismo e Teatro.
d- ( ) Heróis,
Budismo e Ateísmo.
QUESTÃO 03 – Sobre a pintura grega marque a alternativa
correta:
a- ( ) As pinturas
gregas eram feitas em vasos de uso artístico.
b- ( ) As pinturas
gregas eram feitas em vasos de uso cotidiano.
c- ( ) As pinturas
gregas eram feitas em grandes telas.
d- ( ) As pinturas
gregas eram feitas em enormes igrejas góticas.
QUESTÃO 04 – São períodos gregos:
a- ( ) Dórico,
Jônico e Coríntio.
b- ( ) Arcaico,
Clássico e Helenístico.
c- ( ) Arcaico,
Clássico e Dórico.
d- ( ) Dórico,
Clássico e Helenístico.
QUESTÃO 05 – As esculturas arcaicas tinham:
a- ( ) Bastante
movimento.
b- ( ) Pouco
movimento.
c- ( ) Quase nenhum
movimento.
d- ( ) Detalhes em
bronze.
QUESTÃO 06 – As Esculturas Clássicas não tinham:
a- ( ) Nu masculino.
b- ( ) Vários
personagens.
c- ( ) Deuses.
d- ( ) Heróis.
QUESTÃO 07 – Na arquitetura grega as ordens eram:
a- ( ) Clássica, Arcaica e Dórica.
b- ( ) Dórica, Coríntia e Arcaica.
c- ( ) Dórica, Jônica e Coríntia.
d- ( ) Jônica, Helenística e Dórica.
QUESTÃO 08 – É um exemplo de arquitetura grega:
a- ( ) Igrejas.
b- ( ) Mesquitas.
c- ( ) Templos.
d- ( ) Castelos.
QUESTÃO 09 – Os teatros gregos eram construídos:
a- ( ) Nas encostas dos morros.
b- ( ) Em grandes palácios.
c- ( ) Nas faculdades de artes.
d- ( ) Nos Coliseus.
QUESTÃO 10 – Sobre a arte grega marque a alternativa correta:
a- ( ) Artistas gregos sempre
assinavam suas obras.
b- ( ) As esculturas eram estilizadas.
c- ( ) Não existiam nus femininos.
d- ( ) O teatro teoricamente surge na Grécia
ATIVIDADE - ARTE ROMANA
1)Quais são as características da Arte Romana ?
2)Quais as principais
construções arquitetônicas romanas?
3)O que é mosaico? Qual era sua utilidade?
4)O que são monumentos
decorativos? Cite um exemplo:
5)Qual a diferença de
pensamento entre gregos e romanos?
6)O que é Anfiteatro? Cite exemplos.
7)O que é arte românica?
8)Qual era a linguagem
artística do estilo românico considerada a
mais importante?
9)Qual é o exemplo mais famoso da arquitetura românica?
10)Na pintura românica,
além dos afrescos, que outras técnicas os artistas da época utilizavam?
11)Quais eram os temas favoritos
presentes nas esculturas românicas?
ATIVIDADE - DESENHO DE OBSERVAÇÃO- PONTO e LINHA
1. Observe as imagens e faça os desenhos das colunas gregas e dos tipos de vasos utilizando pontos e linhas com o lápis 4B numa folha de papel ofício; escreva seu nome e a turma, e entregue as atividades para avaliação da professora na data combinada. Ah! pode dar um colorido bem especial!
Fontes: