domingo, 25 de setembro de 2011

PARADA DO 7 DE SETEMBRO - LEM

O feriado comemorativo a Independência do Brasil, foi festejado com desfile cívico organizado pelos professores e alunos do colégio. Além da população, também participaram da cerimônia diversas autoridades locais. Mas o que é o dia da Independência para nossos estudantes? Todos sabem que já não se comemora o 7 de setembro como antigamente, aquele em que o desfile não era só para fazer bonito na Praça Dairy Walley, mas as pessoas tinham orgulho do dever cívico, do amor à pátria.
 Nosso país ao longo de sua história passou por percalços que muitas vezes nos deixa descrentes em relação à política e à educação. Mas como somos um povo que não se abate facilmente acreditamos num futuro melhor para nossos jovens. 
Nós professores do LEM trabalhamos na construção dessa consciência com nossos estudantes. Por isso, muitos abrilhantaram esse dia especial conosco. Parabéns a todos! Veja alguma fotos da galera!





























POR QUE ESTUDAR INGLÊS?


Hi everybody!
Eu sei que alguns de vocês sentem-se frustrados em não
conseguir aprender inglês direito. Mas querer é poder! Pois é
queira ou não o conhecimento global é gerado em Inglês:
filmes, artigos científicos, novidades tecnológicas, arte, etc. Se 
você espera que alguma coisa seja traduzida para aí sim ler,
você estará sempre atrasado. Eu te digo uma coisa, no mundo 
capitalista velocidade é tudo, se você espera as coisas 
mastigadas você comete dois erros. Primeiro não pega as 
coisas na íntegra, normalmente os jornais só publicam o que 
lhes interessam. Segundo, alguém já utilizou aquela 
informação para pular na frente, para ganhar dinheiro 
(money). Se imagine numa empresa ou bolsa de valores 
comprando evendendo ações de  multinaionais?!?é muito 
melhor assistir os filmes de Hollywood no som original e sem 
legendas (no subtitles), o Dolby Digital 5.1 é de outro mundo,
sem contar que o tempo que se gasta lendo as benditas 
legendas é utilizado contemplando a imagem e o visual do 
filme. 
O Inglês pode não ser o idioma mais falado no mundo, perde 
para o Mandarim. Mas com certeza é o mais difundido 
(widespread). Leia a frase:

English is the most widespread language in the history of the planet.

 

 

Por que estudar inglês?


Boas razões para você aprender inglês (vida de criança):
  • Poder jogar qualquer game na internet, já que você vai entender o "help"
  • Poder passear em mundos virtuais e conversar com gente do mundo todo
  • Cantar sua música preferida sem inventar palavras pelo meio
  • Cantar sua música preferida - e, finalmente, entender o que o cara está dizendo!
  • Olhar diretamente para a cara daquela atriz (ou ator)
  • lindona (ou lindão), sem ter que ficar desviando o olhar para ler as legendas
  • Entender melhor os nomes das manobras dos esportes radicais
Boas razões para você aprender inglês (vida de adulto):
  • Seu currículo passa a ter um diferencial em relação aos outros currículos, e assim você fica mais perto de conseguir um emprego melhor
  • Você pode fazer negócios com empresários de outros países falando em inglês com eles
  • Você passa a frequentar chats e fóruns internacionais (nos quais a língua mais falada é o inglês), e conhece gente do mundo todo
  • Só falando inglês se consegue uma bolsa de estudos para estudar em países como Austrália, EUA, Inglaterra, Nova Zelândia e Canadá
  • Tem acesso a mais (bons) livros e a mais (boas) revistas, e evita ter que ler livros mal traduzidos

UM DOS ASSUNTOS DA 3ª UNIDADE

PRESENT CONTINOUS (PRESENTE CONTÍNUO)

1. USA-SE O PRESENT CONTINUOUS OU PRESENTE CONTÍNUO PARA EXPRESSAR
a) ações que estão acontecendo no momento em que se fala.
 Ex: I am studying English.(Eu estou estudando inglês).

b) um fato que está acontecendo no momento em que se fala, mas não necessariamente no momento exato da fala.
Ex: He is reading a very good book. (Ele está lendo um livro muito bom).

c) ações futuras planejadas ou previstas.
Ex: She is visiting John tomorrow. (Ela está indo visitar John amanhã).
2. FORMA AFIRMATIVA
O Present Continuous ou Presente Contínuo é formado pelo presente simples do verbo to be (am/ is/ are) e o verbo principal no gerúndio, ou seja, com a terminação ING. Observe a conjugação de alguns verbos no Presente Contínuo abaixo:

to work = trabalhar        to eat = comer               to drive = dirigir
I am working                  I am eating                            I am driving
You are working            You are eating                       You are driving
He is working                 He is eating                          He is driving
She is working               She is eating                           She is driving
It is working                   It is eating                              It is driving
We are working             We are eating                        We are driving
You are working          You are eating                        You are driving
They are working        They are eating                     They are driving
3. FORMAÇÃO DO GERÚNDIO
►O gerúndio é uma das três formas nominais dos verbos e equivale em português aos verbos terminados em ando, endo, indo.

a) Para se formar o gerúndio em inglês basta acrescentar a terminação ING ao infinitivo sem a partícula to dos verbos.
Ex:
to buy = comprar - buying = comprando
to sell = vender - selling = vendendo
to bark = latir - barking = latindo

b) Os verbos terminados em E: retira-se o E acrescenta-se ING.
Ex:
to love = amar - loving = amando
to write = escrever - writing = escrevendo
to drive = dirigir - driving = dirigindo

c) Os verbos terminados em IE: substitui-se o IE por Y e acrescenta-se ING.
Ex:
to tie = amarrar - tying = amarrando
to die = morrer - dying = morrendo
to lie = mentir - lying = mentindo

d) Os verbos terminados em consoante / vogal / consoante que possuem a última sílaba tônica: dobra-se a última consoante e acrescenta-se ING.
Ex:
to cut = cortar - cutting = cortando
to swim = nadar - swimming = nadando
to begin = começar - beginning = começando
                                                                       
Porém, se o verbo terminar em W ou X não se deve dobrar a última consoante, acrescentando apenas a terminação ING.
Ex:
to snow = nevar  - snowing = nevando
to fix = consertar - fixing = consertando
4. FORMA NEGATIVA
►Para se formar frases negativas no Present Continuous, basta acrescentar a partícula de negação not depois do verbo to be. A forma contraída do verbo to be com a partícula de negação é possível também no Present Continuous. Observe os exemplos a seguir com a conjugação de dois verbos.

to work = trabalhar                       to stop = parar

Forma Negativa              Forma Contraída          Forma Negativa           Forma Contraída
I am not working                I’m not working              I am not stopping               I’m not stopping
You are not working           You aren’t working        You are not stopping           You aren’t stopping
He is not working              He isn’t working             He is not stopping               He isn’t stopping
She is not working            She isn’t working            She is not stopping              She isn’t stopping
It is not working               It isn’t working                It is not stopping                  It isn’t stopping
We are not working         We aren’t working          We are not stopping            We aren’t stopping
You are not working        You aren’t working          You are not stopping          You aren’t stopping
They are not working       They aren’t working        They are not stopping        They aren’t stopping
5. FORMA INTERROGATIVA
Para formar frases interrogativas, deve-se inverter a posição do pronome (sujeito) com o verbo to be e incluir o ponto de interrogação no final da frase.
Observe a conjugação de dois verbos na forma interrogativa abaixo.      

to work = trabalhar                                  to stop = parar

Am I working ?                                            Am I stopping ?
Are you working ?                                       Are you stopping ?
Is he working ?                                             Is he stopping ?
Is she working ?                                           Is she stopping?
Is it working ?                                              Is it stopping ?
Are we working ?                                        Are we stopping ?
Are you working ?                                       Are you stopping ?
Are they working ?                                      Are they stopping ?

►As short answers são as respostas curtas em inglês (sim e não). Observe na tabela abaixo o uso das short answers no Present Continuous.

to work = trabalhar  / Short Answer – Sim / Short Answer – Não
Am I working ?                  Yes, I am.                        No, I’m not.
Are you working ?            Yes, you are.                     No, you aren’t.
Is he working                    Yes, he is.                          No, he isn’t.
Is she working ?                Yes, she is.                         No, she isn’t.
Is it working ?                   Yes, it is.                            No, it isn’t.
Are we working ?             Yes, we are.                       No, we aren’t
Are you working ?             Yes, you are.                    No, you aren’t.
Are they working ?            Yes, they are.                  No, they aren’t.

to stop = parar       Short Answer – Sim       Short Answer – Não
Am I stopping ?            Yes, I am.                             No, I’m not.
Are you stopping ?      Yes, you are.                         No, you aren’t.
Is he stopping ?            Yes, he is.                             No, he isn’t.
Is she stopping?           Yes, she is.                            No, she isn’t.
Is it stopping ?             Yes, it is.                                No, it isn’t.
Are we stopping ?       Yes, we are.                           No, we aren’t
Are you stopping ?      Yes, you are.                         No, you aren’t.
Are they stopping ?      Yes, they are.                       No, they aren’t.

►Geralmente usa-se advérbios de tempo e frases no Present Continuous. As expressões mais usadas são:
now – agora
at this moment – neste momento
at present – no presente

CURIOSITY (CURIOSIDADE)
JEANS = Calça jeans

She put on a pair of blue jeans.
Ela vestiu uma calça jeans azul.

A calça jeans que conhecemos hoje, de tecido grosso de algodão e normalmente azul, apareceu nos Estados Unidos em meados do século XIX, como calça de trabalho, mas existem referências a calças jeans bem antes disso na Inglaterra. O nome jeans vê de um tipo de brim de Gênova, na Itália. Os franceses levaram o tecido sarjado para a Inglaterra no século XV, com o nome de Janne, que era a palavra francesa arcaica para Gênova. Na Inglaterra, ganhou o nome modificado de jean fustian, “fusão de Gênova”, que virou jeans – peça de roupa muito admirada hoje por todos no mundo inteiro.

Fonte: Editora Exato