sexta-feira, 9 de setembro de 2011

AOS ALUNOS DE ARTE !!!!!

O texto abaixo deverá ser lido por você para ajudá-lo na compreensão da atividade.
Como Apreciar Uma Pintura
Robert Cumming

             Atualmente, grande número de pessoas tem acesso às obras de importantes artistas. Há também cada vez mais oportunidades para ver e estudar estas obras. Contudo, várias dessas obras costumam ser vistas num contexto afastado da arte, como em peças de publicidade ou cartões comemorativos. Em outras palavras, as obras não são realmente olhadas - pois ver não é o mesmo que olhar, assim como ouvir não é o mesmo que escutar. Ver envolve apenas o esforço de abrir os olhos; olhar significa abrir a mente e usar o intelecto.
            Olhar uma pintura é como partir para uma viagem - uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar a visão de uma outra época. Como em qualquer viagem, quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição.

Seis linhas mestras
   Tema
Todas as pinturas têm um tema específico, cada um com sua mensagem significativa. Com freqüência o tema é fácil de se reconhecer, mais em muitos casos, em especial nas obras mais antigas, os artistas escolheram histórias da bíblia ou relativas aos deuses da Antigüidade, como aquelas narradas na mitologia grega e romana. Ao criar essas obras, os artistas deviam presumir que seu público estava familiarizado com essas histórias. Hoje isso não é mais verdade, porém redescobrir esses grandiosos mitos e lendas pode ser um dos maiores prazeres de se olhar  uma pintura.

    Técnica
Cada pintura deve ser criada fisicamente, e a compreensão das técnicas utilizadas, como o emprego da tinta a óleo ou o uso do afresco, aumenta muito a nossa apreciação da obra de arte.

    Simbolismo
Muitas obras usam extensamente uma linguagem de simbolismo e alegoria que na época era compreendida tanto pelos artistas quanto pelo público. Os objetos reconhecíveis, mesmo pintados em detalhe, não representam apenas eles mesmos, mas conceitos de significado mais profundo ou mais abstrato. A familiaridade com esta linguagem diminuiu muito, mas ela pode ser redescoberta pelo estudo dos quadros e das crenças da sociedade que formou o artista.

    Espaço e Luz
Os artistas que buscam recriar uma representação convincente do mundo na superfície plana de uma tela ou madeira precisam adquirir o domínio da ilusão do espaço e da luz. É notável a variedade de meios pelos quais esta ilusão pode ser criada.

    Estilo Histórico
Cada período histórico desenvolve um estilo próprio, que se pode perceber nas obras de seus artistas principais. Os estilos não existem isoladamente, mas se refletem em todas as artes.

    Interpretação Pessoal
Qualquer pessoa que embarque na viagem de exploração dos significados das pinturas logo ficará confusa com a quantidade de pontos de vista apresentados. Uma orientação simples é: se você vê alguma coisa sozinho, acredite nela - não importa o que digam. Se não consegue ver, não acredite. Cada pessoa tem o direito de levar para uma obra de arte o que quiser levar através de sua visão e da sua experiência, e guardar o que decidir guardar, no nível pessoal. O conhecimento da história, das habilidades técnicas deve ampliar essa experiência pessoal. Mas se a dimensão pessoal se perde, então olhar uma obra de arte não é mais significativo do que olhar um problema de palavras cruzadas e tentar resolvê-los.

“A MAGIA DE APRECIAR UMA OBRA ESTÁ EM
ENTENDÊ-LA E DESVENDAR SEUS MISTÉRIOS.”

Retirado do livro PARA ENTENDER A ARTE, Robert Cumming, Editora Ática,


ATIVIDADE AVALIATIVA

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães                     3ª Unidade
Data: ____/ 09 / 2011.                 1º Ano _____            Vespertino 
Artes                   Valor.: ________        Professora: Jusciléia Prado     
Nome: _________________________________________  Nota:_________

ARTE RENASCENTISTA
Apreciação de uma pintura


O casal Arnolfini(1434), de Van Eyck. Dimensões 82 cm x 60 cm. Galeria Nacional, Londres. Casal Arnolfini (1434) do holandês Jan Van Eyck (1390-1441). O artista inova ao retratar um casal de burgueses, fato que contrariava os padrões artísticos da época que priorizavam a religiosidade e a nobreza.


 ATENÇÃO: Imprima a atividade para respondê-la. É só copiar e cola no Word. Data de entrega: 15/09. Esta é individual por conter perguntas de caráter pessoal. Se copiarem respostas de colegas a avaliação será anulada.

1. Esta pintura de Jan van Eyck, intitulada O casal Arnolfini, mostra com riqueza de detalhes os aposentos e as vestes de um rico comerciante e sua esposa, no século XV. Observe-a para responder.

a) Que personagens são vistas nessa pintura?
______________________________________________________________________________
b) Que elementos da cena contribuem para o seu realismo, isto é, para que se tenha a impressão de ver de fato um aposento, e não é um cenário idealizado pelo pintor?
______________________________________________________________________________
c) Que recursos o artista utilizou para sugerir profundidade?
______________________________________________________________________________
d) A cena é retratada em um ambiente interno, mas existe claridade. De que ponto vem a luz sugerida pelo pintor?
___________________________________________________________________________
e) Na obra há um importante trabalho com detalhes. Cite pelo menos cinco pontos em que o pintor se revela bastante detalhista.        
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
f) Observe melhor, na ampliação ao lado, o espelho que aparece ao fundo da cena pintada por Van Eyck e descreva as imagens que identificar.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
g) A inscrição latina sobre o espelho diz “Johannes de Eyck fuit hic”, que significa “Jan van Eyck esteve aqui”. Pensando nessa inscrição e em tudo o que você notou na obra, redija uma conclusão para suas observações.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
2. Sob a orientação da professora apresente a seus colegas de classe suas _respostas aos itens da questão 1. Compare-as com as deles e, se for o caso, complemente-as.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”
Leonardo Da Vinci

2 comentários: