No próximo sábado, dia 11 de setembro,  mais uma vez estudantes das escolas públicas do Brasil inteiro estarão  participando da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP,  em sua 6ª edição. No ano passado mais de 19 milhões de estudantes se  inscreveram na Olimpíada, chegando a 99% dos municípios brasileiros.  Números que revelam um crescente interesse por esta área do  conhecimento, por vezes apontada como a mais difícil na carreira  estudantil.
Voltada para a escola  pública, seus estudantes (Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano e Ensino  Médio) e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência  como valor maior no ensino público. Suas atividades vem mostrando a  importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o  desenvolvimento do Brasil. Além de premiação com certificados e medalhas  (premiação regional e nacional), os participantes concorrem ao Programa  de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas da OBMEP  estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa de estudos do Conselho  Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As  escolas públicas de Itapetinga (sede e distritos) tem participado todos  os anos, sempre revelando destaques em nível regional e nacional. Para o  Coordenador local da OBMEP, professor Nilton Cirqueira Santos, “a  Olimpíada de Matemática traz uma significativa contribuição na melhoria  da qualidade da educação ao estimular e promover o estudo da Matemática  entre alunos das escolas públicas, além de despertar e identificar  jovens talentos”. Por isto, ele acredita que haverá uma grande  participação no sábado, dia 11, dos alunos classificados na primeira  fase quando apenas 5% dos inscritos se habilitaram para a fazer a prova  da 2ª e decisiva fase. “Este ano não teremos antecipação devido ao  horário de verão. O local da prova já é conhecido de todos – Centro  Educacional e Cultural Noralice Gusmão e o acesso será entre 13h30 e  14h00. O início da prova será às 14h30. A Secretaria Municipal de  Educação tem dado todo o apoio, assim como o Centro Ed. e Cultural  Noralice Gusmão, mas precisamos também contar com as escolas, direção e  professores incentivando seus alunos a participarem da Olimpíada”, disse  o professor Nilton.
Os  estudantes devem receber um cartão de identificação da OBMEP. Se houver  qualquer problema na entrega do cartão é só procurar a coordenação, no  local da prova.
No site da OBMEP  (http://www.obmep.org.br) podem ser acessadas outras informações, o  regulamento, provas, banco de questões, desafios, alunos premiados e  muito mais.
Se você é aluno de  uma escola pública, procure a lista dos classificados da 2ª. fase na sua  escola ou entre em contato, por email com o coordenador  (niltoncirqueira@hotmail.com).
 Fonte: www.itapetingaagora.com
