sexta-feira, 10 de setembro de 2010

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA - 6ª EDIÇÃO

No próximo sábado, dia 11 de setembro, mais uma vez estudantes das escolas públicas do Brasil inteiro estarão participando da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP, em sua 6ª edição. No ano passado mais de 19 milhões de estudantes se inscreveram na Olimpíada, chegando a 99% dos municípios brasileiros. Números que revelam um crescente interesse por esta área do conhecimento, por vezes apontada como a mais difícil na carreira estudantil.
Voltada para a escola pública, seus estudantes (Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano e Ensino Médio) e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vem mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil. Além de premiação com certificados e medalhas (premiação regional e nacional), os participantes concorrem ao Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas da OBMEP estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As escolas públicas de Itapetinga (sede e distritos) tem participado todos os anos, sempre revelando destaques em nível regional e nacional. Para o Coordenador local da OBMEP, professor Nilton Cirqueira Santos, “a Olimpíada de Matemática traz uma significativa contribuição na melhoria da qualidade da educação ao estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, além de despertar e identificar jovens talentos”. Por isto, ele acredita que haverá uma grande participação no sábado, dia 11, dos alunos classificados na primeira fase quando apenas 5% dos inscritos se habilitaram para a fazer a prova da 2ª e decisiva fase. “Este ano não teremos antecipação devido ao horário de verão. O local da prova já é conhecido de todos – Centro Educacional e Cultural Noralice Gusmão e o acesso será entre 13h30 e 14h00. O início da prova será às 14h30. A Secretaria Municipal de Educação tem dado todo o apoio, assim como o Centro Ed. e Cultural Noralice Gusmão, mas precisamos também contar com as escolas, direção e professores incentivando seus alunos a participarem da Olimpíada”, disse o professor Nilton.
Os estudantes devem receber um cartão de identificação da OBMEP. Se houver qualquer problema na entrega do cartão é só procurar a coordenação, no local da prova.
No site da OBMEP (http://www.obmep.org.br) podem ser acessadas outras informações, o regulamento, provas, banco de questões, desafios, alunos premiados e muito mais.
Se você é aluno de uma escola pública, procure a lista dos classificados da 2ª. fase na sua escola ou entre em contato, por email com o coordenador (niltoncirqueira@hotmail.com).