terça-feira, 28 de setembro de 2010

É tempo de discutir....




Em tempo de pleito eleitoral é comum as pessoas de “filosofarem” a respeito do tema. Em bares, praças, nas calçadas enfim, as pessoas emitem opiniões fundadas na experiência e no senso comum. O mais sensato neste momento, seria recorrer às discussões políticas filosóficas sérias que não se detém no partidarismo, pelo contrário, busca discutir a partir da gênese da palavra política-que tem sua raiz no grego polis. Daí resulta que, discutir política nada mais é que discutir os problemas relativos à vida na cidade, do povo que habita a cidade.

Tendo como ponto de partida o texto “O analfabeto Político” de Bertolt Brecht foi desenvolvido o tema Política e Cidadania nas turmas de 2º ano nas aulas de Filosofia. As atividades passaram pelas discussões de textos, eleições simuladas, enquetes nos bairros a fim de investigar a percepção das pessoas frente os problemas sociais. A culminância do trabalho se realizou nesta segunda-feira num bate-papo sobre 1º voto e Consciência Política. Na oportunidade, os alunos tiraram dúvidas sobre a função dos poderes, dos cargos, ficha limpa, voto de legenda etc. Provaram que é possível discutir política sem tocar em partidarismo.

É função da escola instrumentalizar o aluno para o exercício consciente de sua cidadania. E se você pensa que a cabeça dos jovens é um universo povoado por banda de rock “colorida”, você está enganado! Os textos produzidos em sala de aula, dos quais extraímos alguns fragmentos, mostram quanto os jovens estão antenados com a política e a realidade que os cercam.

“O ser humano á antes de mais nada político. A política permeia nossas vidas em tudo o que fazemos. Não há como fugir, vivermos agrupados, estabelecemos regras.” Vanessa Oliveira 2º ano A mat.

“Esse é o ano em que podemos fazer nossas escolhas. Precisamos pensar muito e analisar cada proposta. Não devemos votar por acharmos que é obrigação, mas sim, porque é uma forma de melhorar e mudar a nossa vida.” Havellyne Ferraz 2° A mat.

“Cabe a cada cidadão votar consciente e não vender seu voto. Nunca deixar que políticos corruptos vençam- porque” os melhores prevalecem, porque o Brasil depende de cada voto que os eleitores dão.” Leidiane 2ª ano A mat

“Vamos tomar consciência, não jogar nosso voto fora, vamos lutar por justiça. Nós podemos mudar, deixar de ser alienados, cidadãos pacatos e tomar essa atitude, principalmente na hora de votar.” Milena de Jesus Santos


“São pequenas dúvidas que mexem com a cabeça dos jovens ainda mais se for voto pela primeira vez,porque é sempre complicado fazer parte desse momento. Eleger candidatos é um momento muito difícil,o certo é pensar bem e pesquisar sobre o assunto.” Camila 2º ano A

Acredito que fazer e entender política são na verdade se preocupar com o próximo. Roniel

                                                                                                               Fonte : Professora Leandra Couto