quinta-feira, 10 de junho de 2010

Palavras que alguns nunca ouviram, e algumas com significado ou pronúncia bizarra.

POLDRA
Substantivo feminino.
Égua nova.
PLUTOCRACIA
Substantivo feminino.
Governo em que o poder pertence às classes ricas.
TENTÂMEN
Substantivo masculino.
Ensaio, tentativa.
TERGIVERSAR
Substantivo masculino.
Ensaio, tentativa.
TERTÚLIA
Substantivo feminino.
1.Reunião de parentes e amigos.
2.Assembleia literária.
GERONTOCRACIA
Substantivo feminino.
1.Governo exercido por anciãos.
2Antrop. Sociol. Sistema político baseado na autoridade decisiva dos membros mais velhos do grupo.
BUCKMINSTERFULERENO
Substantivo masculino.
Substância composta por 60 átomos de carbono unidos na forma de uma bola de futebol.
PACHORRA
Substantivo feminino.
1.Vagar, lentidão.
2.Atitude que é mistura de indolência e paciência.
BROXA
Substantivo feminino.
Pincel grande para caiação.
BROXAR
Verbo transitivo direto.
Pintar com broxa.
PABULAGEM
Substantivo feminino.
1.Bras. Empáfia.
2.V. fanfarrice (1).
GARATUJA
Substantivo feminino.
1.V. careta (1).
2.Desenho malfeito.
3.Rabisco.
BUFARINHEIRO
Substantivo masculino.
Vendedor ambulante de quinquilharias, bugigangas.

Quando e como surgiu a camisinha?

Durante séculos, homens e mulheres têm procurado métodos contraceptivos, vários foram testados, mas a maioria se mostrou apenas dolorosa e ineficaz. Na tentativa de evitar uma gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis a humanidade inventou fórmulas tão estranhas quanto gengibre e suco do fumo ou excrementos de crocodilo, que possui pH alcalino, assim como os espermicidas modernos.

O nascimento da camisinha não foi muito mais nobre do que isto. Na Ásia usava-se um envoltório de papel de seda untado com óleo. No Antigo Egito os egípcios já usavam ancestrais de camisinhas não como anticoncepcionais, mas como proteção contra picadas de insetos (durante as caçadas, não no sexo). Elas eram feitas de tecido ou outros materiais porosos pouco eficazes como métodos anticoncepcionais.

Mas, durante a Idade Média, com a disseminação de doenças venéreas na Europa se fazia necessário a invenção de um método mais eficaz. Em 1564, o anatomista e cirurgião Gabrielle Fallopio confeccionou um forro de linho do tamanho do pênis e embebido em ervas. Mais adiante, estes preservativos passaram a ser embebidos em soluções químicas (pretensamente espermicidas) e depois secados.

Foi só no século XVII, que a camisinha ganhou um "toque de classe". O Dr. Quondam, alarmado com o número de filhos ilegítimos do rei Carlos II da Inglaterra (1630-1685), criou um protetor feito com tripa de animais. O ajuste da extremidade aberta era feito com um laço, o que, obviamente, não era muito cômodo, mas o dispositivo fez tanto sucesso que há quem diga que o nome em inglês (condom) seria uma homenagem ao médico. Outros registros indicam que o nome parece vir mesmo do latim "condus" (receptáculo).

A "camisinha-tripa" seguiu sendo usada, até 1839, quando Charles Goodyear descobriu o processo de vulcanização da borracha, fazendo-a flexível a temperatura ambiente. Mas não se anime que a higiene absoluta ainda não nasceu. Nesta época, os preservativos de borracha eram grossos e caros e por isto lavados e reutilizados diversas vezes.
As camisinhas de látex só surgiram em 1880 e daí evoluíram à medida que novos materiais foram desenvolvidos, adicionando novas formas, melhorando a confiabilidade e durabilidade. 
A camisinha tornou-se essencial na vida de pessoas conscientes, maduras e que praticam sexo seguro. 

LEMBREM-SE: A AIDS AINDA NÃO TEM CURA!
Redação Terra

CURIOSIDADES

Nariz e orelhas nunca param de crescer

O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes. 
http://noticias.terra.com.br

MERENDA ESCOLAR

O  .::Modelo Team!S::. Parabeniza toda a equipe do CMLEM pela gestão democrática, inovadora e comprometida com uma Educação de Qualidade, haja visto os projetos pedagógicos que acontecem, os investimentos em recursos audiovisuais,  em gramado  e  agora em merenda escolar.

 Como Os Titãs dizem: "...A gente quer comida, diversão  e arte ..."

OBRAS SUGERIDAS PARA O VESTIBULAR 2011 - UESB

Livros
“Esaú e Jacó”, de Machado de Assis
“Pau Brasil”, de Oswald de Andrade
“Contos de Aprendiz”, de Carlos Drumond de Andrade


Filmes
“Mutum”, de Sandra Kogut
“Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá”, de Silvio Tender
“Ensaio sobre a cegueira”, de Fernando Meirelles.

SAIBA MAIS:  http://www.uesb.br/

CMLEM - QUEM SOMOS NÓS

O INÍCIO

Fonte: Valdívio Marcelino Costa

O professor Marcelino Costa trabalha no CMLEM há 11 anos, mais precisamente desde 1999, na inauguração do colégio. Naquela época o governador era Antonio CArlos Magalhães. Daquele tempo ainda trabalham aqui os professores Sílvio Márcio, Cristina e Roselane (coordenadora do noturno no início).
Funcionou apenas a 1ª série do ensino médio no ano de 1999. Em 2000 a 2ª série e, apenas em 2001 as 3 séries foram oferecidas à comunidade.
Desde o início os projetos pedagógicos já eram prioridade na construção do conhecimento. A exemplo disso houve, em 2000, uma gincana que envolveu toda a comunidade de Itapetinga e nos anos seguintes o Modelo-Cultura e até hoje há muitos projetos que beneficiam os alunos.
O primeiro diretor do colégio foi Luís Macêdo, seguido por Marli Lima, José Ferreira, Nancy Ladeya, até a eleição do atual gestor: Carlito Brito.

Por: Ariana e Brenda

O Colégio Modelo é:


A escola é a instituição que tem por finalidade mediar a  construção do conhecimento, de maneira regular, sistemática e intencional. Cabe a ela definir a soma de situações de aprendizagem que levará o aluno à aquisição das experiências necessárias à sua integração social.
Esse papel está sendo exercido pela nossa escola há 10° anos, com profissionais capacitados, alunos primorosos e  uma comunidade atuante.
Por isso estamos desejando ao Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, muitas  felicidades e que a escola continue sendo de suma importância para todos...


&Por: R@fhael Teles&








Sobre O Site

Nome: Modelo Team's


No ar desde: 10 de Junho de 2010


Contato: cmlemit@hotmail.com


E aí galera! Agora o Modelo tem uma vida online, tudo feito para manter você entretido e atualizado. Então lambuse-se com este blog.


* Equipe





Geane: Professora Orientadora










Carol







Rafhael







 


Pedro Kaynnan
Raquel