ENEM
Preparação    
 Você está quase na reta final da sua preparação. Siga  nosso roteiro e mantenha a calma.  
De 20/09 a 09/10
HORAS DE ESTUDO - Além do tempo que você passa no colégio, o ideal é dedicar mais quatro horas em casa para repassar os conteúdos.  
TROCA-TROCA DE MATÉRIAS - Para evitar que o  estudo se torne maçante e cansativo, escolha duas disciplinas diferentes  por dia. Divida o seu tempo em dois, como um jogo de futebol: duas  horas para cada disciplina, com intervalo de 15 minutos para beber uma  água e descansar.  
MAIS DIFÍCIL, MAIS FÁCIL - Outra dica para não  perder o pique é alternar matérias que você tenha mais facilidade com  outras mais complicadas. Assim, você não ficará estacionado em um  assunto que não consegue entender bem.  
OLHO NO RELÓGIO - Uma das maiores dificuldades  dos estudantes no Enem é conciliar o número de questões com o tempo de  prova. Por isso, neste momento, é importante fazer simulados controlando  o horário, na escola ou em casa.  
SEM PRIVILÉGIOS - Não importa se você vai fazer  Engenharia ou Letras: todos são iguais perante o Enem. Portanto, não é  possível eleger favoritos na hora de estudar. É preciso se dedicar a  todas as matérias. Só dê um peso maior a língua portuguesa e matemática,  pois juntas respondem por metade das questões da prova.  
LIGADO NAS NOTÍCIAS - Leia revistas semanais,  jornais e sites de notícias para ficar atualizado sobre o que está  acontecendo no Brasil e no mundo. Você não vai resolver uma questão de  prova apenas com essas leituras, mas elas ajudarão a entender o contexto  de uma pergunta.  
De 10/10 a 16/10
Reta final
TIRA-DÚVIDAS  - Nesta hora, não dá para deixar nenhuma dúvida para depois. Procure  professores, colegas e monitores para ajudá-lo a esclarecer os pontos  nos quais que tenha dificuldade  
MANTENHA O RITMO - O Enem é como uma maratona,  não uma prova de 100 metros rasos. Então, é importante manter um ritmo  regular de estudos, sem exageros. Também não é hora de "abandonar"  disciplina alguma.  
PROVAS ANTIGAS - Para quem ainda não tentou,  vale a pena fazer as provas antigas do Enem. É uma boa maneira de se  familiarizar com o modelo do exame e também identificar os assuntos em  que ainda possui dificuldade. Ainda há tempo de atacá-los e recuperar o  tempo perdido.  
MEDO DA REDAÇÃO? - A redação do Enem já provocou  algumas polêmicas, inclusive entre professores. Mas, na hora H, não  adianta pensar nisso. Treine com temas de provas antigas e se mantenha  atualizado.  
De 17/10 a 22/10
Cinco dias para...
PÉ NO FREIO-  Nos últimos dias, é preciso lembrar que o fim de semana de prova será  muito puxado. Então, o melhor é se poupar um pouco. Diminua as horas de  estudo em casa de quatro para três horas, por exemplo.  
ASSUNTOS FAVORITOS - Determinados assuntos  sempre caem no Enem. No caso de matemática, porcentagem e estudo de  gráficos são presença certa. Aproveite a reta final para garantir que  está seguro sobre eles.  
SEM ESTRESSE NA VÉSPERA - Na sexta-feira antes  da prova, você pode até dar uma última olhada nos conteúdos, mas o  principal é descansar para encarar a maratona do fim de semana.  
Nos dias de prova (22/10 e 23/10)
Chegou a hora
A ORDEM É RELAXAR - Serão quatro horas e meia de prova no sábado e cinco horas e meia no domingo. Então, nada de pegar em livros ou cadernos.  
Roteiro elaborado com Rui Alves, diretor de ensino do Colégio e  Curso pH, e Carlos Brenner, coordenador de vestibular do Colégio Notre  Dame.  Fonte: O Globo (educacao@ogloboonline.com.br)