terça-feira, 11 de outubro de 2011

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A PROVA DO ENEM 2011




ENEM

Preparação  

 Você está quase na reta final da sua preparação. Siga nosso roteiro e mantenha a calma.
De 20/09 a 09/10
HORAS DE ESTUDO - Além do tempo que você passa no colégio, o ideal é dedicar mais quatro horas em casa para repassar os conteúdos.
TROCA-TROCA DE MATÉRIAS - Para evitar que o estudo se torne maçante e cansativo, escolha duas disciplinas diferentes por dia. Divida o seu tempo em dois, como um jogo de futebol: duas horas para cada disciplina, com intervalo de 15 minutos para beber uma água e descansar.
MAIS DIFÍCIL, MAIS FÁCIL - Outra dica para não perder o pique é alternar matérias que você tenha mais facilidade com outras mais complicadas. Assim, você não ficará estacionado em um assunto que não consegue entender bem.
OLHO NO RELÓGIO - Uma das maiores dificuldades dos estudantes no Enem é conciliar o número de questões com o tempo de prova. Por isso, neste momento, é importante fazer simulados controlando o horário, na escola ou em casa.
SEM PRIVILÉGIOS - Não importa se você vai fazer Engenharia ou Letras: todos são iguais perante o Enem. Portanto, não é possível eleger favoritos na hora de estudar. É preciso se dedicar a todas as matérias. Só dê um peso maior a língua portuguesa e matemática, pois juntas respondem por metade das questões da prova.
LIGADO NAS NOTÍCIAS - Leia revistas semanais, jornais e sites de notícias para ficar atualizado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Você não vai resolver uma questão de prova apenas com essas leituras, mas elas ajudarão a entender o contexto de uma pergunta.
De 10/10 a 16/10
Reta final
TIRA-DÚVIDAS - Nesta hora, não dá para deixar nenhuma dúvida para depois. Procure professores, colegas e monitores para ajudá-lo a esclarecer os pontos nos quais que tenha dificuldade
MANTENHA O RITMO - O Enem é como uma maratona, não uma prova de 100 metros rasos. Então, é importante manter um ritmo regular de estudos, sem exageros. Também não é hora de "abandonar" disciplina alguma.
PROVAS ANTIGAS - Para quem ainda não tentou, vale a pena fazer as provas antigas do Enem. É uma boa maneira de se familiarizar com o modelo do exame e também identificar os assuntos em que ainda possui dificuldade. Ainda há tempo de atacá-los e recuperar o tempo perdido.
MEDO DA REDAÇÃO? - A redação do Enem já provocou algumas polêmicas, inclusive entre professores. Mas, na hora H, não adianta pensar nisso. Treine com temas de provas antigas e se mantenha atualizado.
De 17/10 a 22/10
Cinco dias para...
PÉ NO FREIO- Nos últimos dias, é preciso lembrar que o fim de semana de prova será muito puxado. Então, o melhor é se poupar um pouco. Diminua as horas de estudo em casa de quatro para três horas, por exemplo.
ASSUNTOS FAVORITOS - Determinados assuntos sempre caem no Enem. No caso de matemática, porcentagem e estudo de gráficos são presença certa. Aproveite a reta final para garantir que está seguro sobre eles.
SEM ESTRESSE NA VÉSPERA - Na sexta-feira antes da prova, você pode até dar uma última olhada nos conteúdos, mas o principal é descansar para encarar a maratona do fim de semana.
Nos dias de prova (22/10 e 23/10)
Chegou a hora
A ORDEM É RELAXAR - Serão quatro horas e meia de prova no sábado e cinco horas e meia no domingo. Então, nada de pegar em livros ou cadernos.
Roteiro elaborado com Rui Alves, diretor de ensino do Colégio e Curso pH, e Carlos Brenner, coordenador de vestibular do Colégio Notre Dame.
Fonte: O Globo (educacao@ogloboonline.com.br)

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/09/20/contagem-regressiva-para-prova-do-enem-2011-925403717.asp#ixzz1aWgUzV5U  ou clique no link aqui no blog
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.