PARA AS TURMAS DE ARTE
Barroco – Arte, Características, Autores e Obras Barrocas
A Palavra Barroco deriva de (barueco) que significa pérola de forma irregular.
-  

 
- Arte Barroca
 
 Contexto Histórico em Portugal e no Brasil:
O  Barroco  em Portugal aconteceu em meio a decadência do país e  Contrarreforma  Católica, e já em 1640 pela reação de Restauração do  Estado. De 1580 à  1756 foi um período de alternância de momentos de  depressão e outros de  euforia e nacionalismo, resultando em uma arte  turbulenta diferente da  clareza e racionalismo do Classicismo,  anterior.
  No Brasil  o Barroco também ocorreu a partir do século XVII, a  princípio  influenciado pelos jesuítas que dominavam o ensino. Foi o  primeiro  estilo artístico do Brasil.
Características Literárias e Artísticas do Período Barroco:
*  O  Dualismo ou Bifrontismo – arte do conflito, do dilema, da  contradição e  dúvida. Há o uso intenso de antíteses, paradoxos e  oxímoros.
*  O  Fusionismo – tentativa de conciliação de contrários, por exemplo  Claro e  Escuro, Alma e Corpo, Fé e Razão, Vida e Morte, Céu e Terra….
* O Feísmo – rompe-se com o equilíbrio clássico, pois é contrário à harmonia, sobriedade, clareza. Caracteriza-se pelo “Belo Horrendo”, pessimismo, irregularidade, retorcimento e exagero, que é marcado pelo Rebuscamento das figuras e palavras. * Pessimismo – visão desencantada do homem, retoma a concepção bíblica de que o homem é pó e ao pó voltará, vigente na Idade Média. *  Cultismo  ou Gongorismo – rebuscamento da forma, jogo de palavras e  imagens,  através de metáforas, trocadilhos, hipérboles, antíteses,  sinestesias e  outras tantas figuras de linguagem, de som e pensamento.
* Conceptismo ou Quevedismo – aspecto voltado ao jogo de ideias e conceitos para a argumentação, uma atitude intelectual.
*  A emoção sobre a razão, cuja função é impressionar os sentidos do   observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser   atingida através dos sentidos, e da emoção e não apenas pelo  raciocínio; 
* Introdução de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; 
* Junção entre a arquitetura e escultura; 
* Fortes contrastes de luz e sombra; 
*  Obras com efeitos ilusionistas, nos dando às vezes a impressão de ver o   céu, tal a aparência de profundidade e realidade que se conseguia.
Na Pintura  Barroca com o uso da perspectiva foram  pintados tetos e paredes que  dão a impressão de continuação do céu, o  uso do contraste do claro e  escuro (chiaroscuro) foi dada mais  dramaticidade à obra, embora  exagerada é a iluminação que dá sensação de  realismo.
Principais características da pintura:
- Composição diagonal e assimétrica, com estilo retorcido, monumental; 
- Contraste da luz e sombra recurso destinado paraa dar profundidade à pintura acentuando elementos destaques no quadro;
- Realista e presente em várias camadas sociais;
- Cenas de fortes com dramaticidade para causar impacto no observador.
Dentre os pintores barrocos destacam-se:
Caravaggio, Velásquez, Rubens, Rembrandt , Andrea Pozzo, entre outros.
Lição de Anatomia
                  Caravaggio, Jovem São João o Batista, aproximadamente 1600.
 Na Escultura destaca-se  a imagem sacra concebida pela  igreja, através da imagem o artista  tinha função teológica com  transmissão da fé aos fiéis. Carga dramática  sensação de movimento,  emoções de alegria, dor, sofrimento.
Principais características:
 - Predomínio das linhas curvas;
 - Drapeados nas formas dos tecidos, tons dourados;
 - Emoção nos gestos e rosto das obras;
 - Dramaticidade com efeito teatral.
 Entre os artistas do Barroco  italiano Bernini (1598-1680) foi, sem  dúvida, o mais importante e  completo: foi arquiteto, urbanista,  escultor, decorador e pintor.


Êxtase de Sta. Teresa                                          Basílica de São Pedro (Vaticano)                                                                              Na Arquitetura  a Igreja e os governantes tiveram papel  principal, pois necessitavam  criar obras que impressionassem pelo  explendor, investiram na  grandiosidade das igrejas e palácios com  efeitos decorativos.  Caracterizou-se pelo uso de colunas, frisos,  frontões arcos e cúpulas. 
Grandes projetos foram levantados em torno da arquitetura, entre eles,   destacam-se basílica de São Pedro, no Vaticano. Também nesse   período foram criados projetos paisagísticos de grandes jardins de   palácios, como os de Versalhes, na França.
A Arte Barroca no Brasil
 
  No Brasil colônia o Barroco tem características próprias, apesar de, no   início sofrer forte influência do barroco português. Está muito   associado ao catolicismo, pois foi trazido pelos missionários católicos,   jesuítas, como um novo estilo de doutrina cristã.
  A arte barroca se apresenta na arte sacra: estatuária, pintura, obra   talhada e em edificações. Já havia se passado cem anos na Europa quando   foi introduzido no Brasil.
Igreja do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Entalhe em madeira dourada, colocado em 1717
 As primeiras pinturas foram feitas em pranchas de madeira, estilo proto-barroco ou maneirista.
  O auge da arte barroca se deu em Minas Gerais no século XVIII (período   do ouro), em regiões ricas aquecidas pelo comércio de açúcar e pela   mineração, com intensa vida cultural e artística. 
  A arquitetura, escultura, talha e pintura teve sua integração em Minas   Gerais o principal representante do barroco mineiro foi Aleijadinho   (Antonio Francisco Lisboa), ele realizou vários trabalhos, entre eles,   um projeto em Ouro Preto na igreja de São Francisco com medalhões, anjos   e fitas esculpidos em pedra sabão. Em Congonhas do Campo no Santuário   do Bom Jesus de Matozinhos projetou a escultura dos doze profetas.
No  interior da Igreja de São Francisco, em Salvador, que começou a ser  construída em 1708, impressiona a variedade de materiais nobres usados  na decoração, como o ouro, a azulejaria e o jacarandá.
 
A Igreja de São Francisco tem o interior coberto de ouro. 
Igreja São Francisco de Assis - Ouro Preto, MG
 
 
 Principais características das obras de aleijadinho
_ Nariz alongado;
_ Queixo pontiagudo;
-Olhos espaçados;
- Pescoço alongado;
- Lábios entreabertos;
- Esculturas com estilos, rococó, clássico e gótico.